UNIDCOM/IADE - Unidade de Investigação em Design e
Comunicação - Apresentação
A UNIDCOM/IADE - Unidade de Investigação em Design e Comunicação é uma Unidade Orgânica autónoma de Investigação do IADE-U Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário, a qual se encontra desde 2003 reconhecida como unidade de I&D [0711], acreditada e financiada ao abrigo do Programa de Financiamento Plurianual das Unidades de I&D da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia.
A UNIDCOM/IADE tem como entidade gestora a TALENT ID - Associação para a Investigação em Design, Marketing e Comunicação, associação de direito privado sem fins lucrativos, à qual o IADE aderiu em 2009, que promove e desenvolve, no âmbito do seu objecto social, as atividades de investigação científica nos domínios do Design, do Marketing, Comunicação e afins e, bem assim, a formação, promoção da inovação e consultoria nas mesmas áreas, à qual o IADE SA, entidade instituidora do IADE-U se associou em 2010..
A
visão da UNIDCOM/IADE é ser uma referência internacional como centro de investigação multidisciplinar especializado em Herança - Arte, Cultura e História; Representação e Expressão Artística; Comunicação e Cultura Visual; Produto e Ambientes - Inovação e Sustentabilidade; Moda e Tendências Culturais; Sistemas de Aprendizagem - Educação e Formação; Organizações, Mercado e Consumidor; Sociedade Aberta - Sistemas de Informação e Inovação; Tecnologias e Design de Interfaces; Design Ergonómico e Experiência de Utilização.
A Unidade desenvolve investigação em Design (enquanto integrador de sistemas) e Comunicação. Orientado por esta diretriz, este Centro de Investigação tem, por missão, estar empenhado, com criatividade, rigor e dedicação, na investigação científica de base e aplicada, visando o desenvolvimento da cultura e economia portuguesas, alinhada com as Estratégias Europeias. Os novos desafios societais e a especificação científica, tecnológica e económica, assim como a mudança de estatuto do IADE para Instituto Universitário, conduziram à redefinição da Unidade.
Os novos objectivos são: 1) Articular a atividade de investigação com o programa de estudos do IADE-U, integrando investigadores em pós-graduação (mestrandos e doutorandos) em projetos; 2) Realizar ações de formação, especialização e divulgação; 3) Promover e implementar a integração transversal de temas de investigação com outputs para as indústrias criativas e culturais.
Para efetivar estes objetivos constituem-se task forces com os conhecimentos adequados aos projetos contratados.
A UNIDCOM/IADE é gerida por: (a) Conselho Diretivo, constituído pelo Presidente e Coordenador Científico, Diretor Executivo e Representantes dos Grupos de Investigação; (b) Conselho Científico; (c) Conselho de Coordenação Executivo, incluindo os coordenadores dos Centros de Apoio e Laboratórios do IADE-U; e (d) Comissão de Aconselhamento.
Toda a atividade de investigação é apoiada pelos Laboratórios e Centros de Apoio do IADE-U:
O Laboratório “IADE Media Lab” compreende três estruturas operativas modulares, qualificadas como núcleos, a saber:
O Núcleo de Fotografia e Audiovisuais, com estúdios devidamente equipados para formação na área dos audiovisuais e produção dos media;
O Laboratório Digital que se encontra vocacionado para prestar apoio à edição, investigação no domínio do design de comunicação, em articulação digital com a imagem fotográfica analógica e web design;
O IADE-UX.Lab – Laboratório de User Experience, que integra o LIVE - Laboratório de Informação Visual e Eye-tracking. É um laboratório vocacionado para o estudo dos aspectos perceptivos e cognitivos da interação, experiência do utilizador (UX), usabilidade, design de interação e de interfaces, bem como design para o envelhecimento.
O Laboratório “IADE 3D Lab” é um espaço de interação e criatividade, que se destina, prioritariamente, a apoiar o ensino e a investigação no IADE-U, disponibilizando um conjunto de tecnologias de modelagem, de pré-fabricação e teste, que permite envolver os docentes, investigadores e os estudantes no desenvolvimento de uma aprendizagem e prática distintiva – assente no “saber fazer" - em diferentes valências, tanto ao nível dos diferentes sistemas concretos de representação, da modelagem tridimensional de diferentes materiais, bem como no uso de técnicas e tecnologias – tradicionais e novas tecnologias - utilizadas na construção de modelos materiais tridimensionais.
O Sudio Lab da Agência Escola IADE que visa desenvolver uma nova dimensão da marca IADE; promove a formação “training junior” do mercado de trabalho em contexto de escola; oferece projetos que associem a investigação à prática do design, fotografia, cultura visual, marketing e publicidade; aproxima o ensino superior do mercado de trabalho.
Centros de Apoio do IADE-U
Biblioteca António Quadros
Edições IADE
Gabinete de Proteção à Propriedade Intelectual
O IADE é membro das seguintes organizações
internacionais
CUMULUS - International Association of Universities and Colleges of Art, Design and Media, membro desde 2002
ICOGRADA - International Council of Graphic Design Associations. ICOGRADA Education Network, membro desde 2004
EMAC - European Marketing Academy, membro desde 2010
EDCOM - European Foundation for Commercial Communications Education, membro desde 2011
|