UNIDCOM/IADE

Unidade de Investigação em Design e Comunicação

UNIDCOM/IADE - Unidade de Investigação em Design e Comunicação - Produção Científica


Produção Científica

A UNIDCOM/IADE é composta por quarto grandes grupos de investigação, que suportam uma estrutura flexível, constituindo-se outros grupos transversais, conforme projetos contratados. Estes grupos de investigação da Unidade organizam a atividade da Unidade da seguinte forma:

 

1. Mapear Design - História, Produtos, Cultura e Identidade.

Este grupo reúne pesquisa científica na área de Estudos em Design que podem apoiar o desenvolvimento de estudos de doutoramento do IADE –U, fornecendo estruturas críticas e uma mente cultural aos alunos. O grupo é definido como unidade de investigação voltada para a experimentação, aplicação e ação, disponibilizando pesquisa reflexiva capaz de posicionar as nossas ações numa linha do tempo, bem como compreender o nosso papel contemporâneo. O resultado deste grupo de pesquisa irá contribuir para o conhecimento e difusão em Projeto Cultural Português traduzido em informações sistemáticas sobre os principais atores, produtos e métodos, bem como sobre as capacidades ou dificuldades das instituições culturais e do sector para compreender, apoiar e materializar os produtos de design. Portanto, um forte contributo para a visibilidade de Projeto Cultural Português e para o desenvolvimento de estudos de concepção e crítica, concorrendo para atingir os objetivos estratégicos da Unidade de investigação. 

 

2. ID:Co.Lab - Investigação Colaborativa em Design e Inovação Sustentável.

Grupo de pesquisa aplicada que utiliza métodos criativos e explora os processos de design colaborativo e centrado no utilizador para gerar inovação sustentável, principalmente para a produção das indústrias culturais e criativas. As atividades do grupo estão diretamente relacionados com as atividades e objetivos acadêmicos IADE-U, bem como com a sua responsabilidade social. Destina-se a implementar a ligação entre a investigação, a criatividade, a inovação e outras atividades de gestão da produção, para o empreendedorismo social e a mudança, contribuindo para a economia do conhecimento e o crescimento sustentado, com base nas características originais do património histórico e cultural Português.

 

3. IDEAS(R)Evolution - Sistema Holístico Multidimensional para a Inovação das Empresas e do Desenvolvimento dos Territórios

Grupo de pesquisa de natureza transversal e multidisciplinar, dominantemente em design, marketing e gestão de negócios, comunicação, psicossociologia, antropologia, engenharia e estatística, que é uma unidade totalmente operacional e um agregador sistêmico, com aplicações validadas totalmente voltadas para os seus objetivos de pesquisa e tópicos científicos estabelecidos. Focado em métodos de investigação experimental e empírica, tem como principal objetivo a transferência de conhecimento para o mercado, com foco especial no desenvolvimento e qualificação das PME’s.

 

4. UX.Project[On] - Investigação de Design em Experiência do Utilizador.

Grupo focado em estudar a experiência do utilizador ( UX ) e temas de design de interação, de acordo com a abordagem de design centrado no utilizador, com o objetivo de entender, otimizar e fazer a ponte da interação entre seres humanos e tecnologia digital, e para a inovação na pesquisa de desenvolvimento de novas soluções interativas e métodos de projeto. Esta equipa constitui um consórcio interdisciplinar envolvendo várias áreas: design, fatores humanos e ergonomia, psicologia, antropologia, filosofia, pedagogia, engenharia, matemática, arquitetura. Além disso, muitos de nossos temas de pesquisa envolvem parceiros corporativos, portanto, beneficiando da experiência , infra-estrutura e instalações para a realização de programas de investigação e de produção eficientes. O UX.Project [On] ' s grupo de pesquisa tem vários módulos de tópicos: (1) Smart Places, (2) Segurança & Saúde , (3) Identidade Cultural e Património ; (4) Design Intergeracional & Inclusivo ; (5) Educação Digital / Entretenimento Experiências ; (6) Gamification ; (7) Segurança Nacional; (8) Digital Future .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 



IADE-Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing | UNIDCOM/IADE | 2014