UNIDCOM/IADE

Unidade de Investigação em Design e Comunicação
UNIDCOM/IADE - Unidade de Investigação em Design e Comunicação - Laboratórios


Laboratórios

O nível de intensidade laboratorial dos grupos de investigação da UNIDCOM/IADE é diverso, variando de baixo a alto. No geral, pode considerar-se médio-alto uma vez que temos diversos equipamentos e componentes laboratoriais, experimentais, bem como arquivos públicos e infra-estruturas de dados, nacionais e europeias. As atividades de pesquisa da Unidade são suportadas pelos seguintes laboratórios:

 

(a) Media.Lab – complexo laboratorial composto por:

 

a.1) IADE-UX.Lab: Unidade de apoio laboratorial multi, inter e transdisciplinar, que se dedica à realização de pesquisa em Experiência do Utilizador (UX), com foco na interação com a tecnologia digital, com ênfase em tópicos relacionados com a percepção visual, atenção, cognição e envelhecimento. O Laboratório tem como objetivo estudar o impacto da tecnologia na sociedade, criar novas soluções e explorar os novos desafios a ela associados.

 

a.2) LIVE: Este laboratório é uma unidade de apoio dedicada ao estudo dos movimentos oculares. As áreas de pesquisa desta unidade incluem, entre outras, a visualização de dados/informações complexos (por exemplo, painéis, infografias e formulários), design de interface, design de embalagens (por exemplo, os rótulos nutricionais e medicinais), publicidade (por exemplo, anúncios impressos, comerciais de TV e anúncios do site), wayfinding (por exemplo, pictogramas, sinalização), retalho (por exemplo, janelas e fachadas de lojas), etc.

 

a.3) ID.Lab: Este laboratório é dedicado a estudar temas de design de interação.

 

a.4) Fotografia: Este laboratório é uma unidade de apoio dedicado a estudar temas relacionados com a arte, a ciência e a restauração de fotografia analógica e digital. Em particular a fotografia de estúdio (de produto, moda, retrato e publicidade), foto jornalismo, reproduções, a pós-produção digital.

 

a.5) Audiovisuais: Este laboratório é dedicado a estudar temas relacionados ao audiovisual, nomeadamente multimídia, educação e indústria audiovisual, o uso da Internet, bibliotecas de televisão e vídeo.

 

(b) 3D.Lab : Este laboratório é dedicado a explorar e criar novas soluções para a produção de modelos 3D e protótipos. Este laboratório está equipado com diversas ferramentas e dispositivos que vão desde a montagem de máquinas de corte convencional e as mais recentes impressoras 3D finais de low & high tech.

 

(c) Agência Escola Studio.Lab : Esta unidade de apoio fundamenta-se na ideia de criar e regulamentar uma ligação entre a academia e o mercado. A unidade, concebida como um laboratório-estúdio, disponibiliza a estudantes/investigadores um lugar e um meio para desenvolver atividades relacionadas ao projeto em situações/ contextos reais de trabalho, com briefings reais.

 

(d) Centro Editorial: Esta unidade é dedicada à edição e publicação de revistas e livros , catálogos e outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

     




IADE-Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing | UNIDCOM/IADE | 2014