UNIDCOM/IADE

Unidade de Investigação em Design e Comunicação
UNIDCOM/IADE - Unidade de Investigação em Design e Comunicação - Grupos de I&D


Grupos de I&D

1. Mapear Design - História, Produtos, Cultura e Identidade

 

Palavras-chave

 

Estudos do design português
História do Design
Cultura e Identidade do Design
Estudos Artísticos

 

 

Investigadores no Grupo de Investigação

 

Coordenadora: Prof.ª Assoc. Maria Helena Duarte Souto Nunes

Prof. Cat. Clive Sidney Dilnot
Prof. Assoc. Eduardo Alberto Vieira de Meireles Corte-Real
Prof.ª Assoc. Anabela Galhardo Bolota Valerio do Couto
Prof. Assoc. António Manuel Nunes Pereira
Prof. Assoc. João Manuel da Silva Alves Miranda
Prof.ª Assoc. Sílvia Rosado Correia Patrício
Prof. Aux. António Nuno Saldanha e Quadros Pereira Coelho
Prof. Aux. Armando Jorge Gomes Vilas-Boas
Prof. Aux. José Manuel Pereira Ferro Camacho
Prof.ª Aux. Maria de Lourdes Rodrigues de Victória Riobom
Doutora Grace Lees-Maffei
Doutor João Palla e Carmo Reinas Martins

 

 

Investigadores em Doutoramento

 

Mestre Rita Sofia Ribeiro Santos Marques Maia e Moura
Mestre Cátia Sofia Tiago Duarte Rijo
Mestre Flávio de Almeida Hobo
Mestre Sandra Sofia Pereira Antunes
Mestre Susana Teresa Patrício Pereira

 

  

Outros investigadores no Grupo de Investigação

 

Doutor Aníbal Fernando Simões Nogueira de Lemos
Doutor José Filipe Moreira da Costa
Doutora Marília Matos Gonçalves
Doutora Sandra Cristina Piedade Vieira Jürgens
Doutora Sandra Patrícia Antunes Ferreira da Costa Saldanha e Quadros
Mestre Márcia Solange Jordão Gomes
Lic. Manuel Joaquim Dias Rodrigues da Gandra

 

 

Descrição do Grupo de Investigação

 

O grupo existiu no período de 2008-2012, embora de forma não articulada. Devemos salientar que grupos organizados são uma nova característica do presente processo de ordenamento do campo de investigação a nível central. Os elementos deste grupo estavam ativos em 2008-2012 numa linha de pesquisa, enquanto ex-unidade funcional formalmente permitida em centros de investigação financiados pela FCT. A linha de pesquisa no qual os membros se integravam intitulava-se "Teoria e História da Cultura Material".
Coincidentemente, a organização em grupos nasceu no IADE -U, instituição de acolhimento da UNIDCOM/IADE, para dar forma ao programa de PhD em Design, que começou em Outubro de 2012. No programa de doutoramento em design existe um grupo designado como "Cultura do Design", que abarca uma gama de tópicos menor do que os que integram a área de "Teoria e História da Cultura Material", que se centra em estudos de concepção correspondentes, grosso modo, ao presente grupo dentro UNIDCOM. O grupo integra pesquisadores de História da Arte, História do Design, Estudos de Design, Estudos de Desenho, História da Ciência e Tecnologia, Filosofia da Arte, Estudos de Género, Teoria da Literatura e Negócios em Indústrias Criativas. Destaca-se a participação dos membros: Dr.a Graça Lees-Maffei e Prof. Clive Dilnot.

 

 

2. ID:Co.Lab - Pesquisa Colaborativa em Design e Inovação Sustentável

 

Palavras-chave

 

Co-Design
Inovações Sustentáveis
Indústrias Culturais e Criativas
Mudança Social

 

 

Investigadores no Grupo de Investigação

 

Coordenadora: Prof.ª Aux. Ana Margarida Ribeiro Dias Fernandes Gomes Ferreira

Prof.ª Assoc. com Agregação Maria Theresa Figueiredo Beco de Lobo
Prof. Coord. Arcindo dos Santos Ferreira Cascão
Prof.ª Aux. Maria Cristina de Sousa Araújo Pinheiro
Prof. Aux. António João Aires Pimenta da Gama
Prof. Aux. David Manuel Maio Bota
Doutora Isabel Maria Bernardo Pereira Farinha

 

 

Investigadores em Doutoramento

 

Mestre Eduardo José dos Foros Santos Gonçalves
Mestre João Miguel Ferrão de Aboim Borges
Mestre Santa Klavina
Mestre Maria Paula da Silva Marques
Mestre Daisi Renata Morgado Pereira de Deus Araújo
Mestre Demétrio Matos
Mestre Sara Patrícia Martins Gancho

Mestre João Manuel Chaves de Barros Santa Rita
Lic. Catarina Lisboa Oliveira Pereira
Lic. Carlos Alberto Caridade Barbosa
Lic. Vasco Alexandre Milne dos Santos, com Provas de Aptidão Acad. e Capac. Científica

 

 

Outros Investigadores no Grupo de Investigação

 

Prof. Assoc. com Agregação Tessaleno Campos Devezas
Prof. Assoc. Henri Christiaans (TU Delft)
Prof. Adj. Paulo Carlos da Rocha Costa (Pol. Castelo Branco)
Doutor António Manuel Dias Costa Valente (U. Aveiro)
Mestre Fernando Emanuel de Pina Mendes
Mestre Manuel Filipe de Oliveira Garcia
Mestre Rui Miguel Reis Gaio
Mestre Pedro Manuel Jorge da Costa
Mestre Tito Damião
Lic. João Filipe do Nascimento Prado Duportail Flecha
Lic. Maria João Gomes Narciso Cardoso (U. Aveiro)

 

 

Descrição do Grupo de Investigação

 

O grupo existiu no período de 2008-2012  de maneira não totalmente articulada. Os elementos do grupo desenvolveram a sua pesquisa principalmente dentro da linha de pesquisa em Ciências do Design e, na sua maioria, estavam envolvidos em projetos de I&D de transferência de conhecimento de design do IADE para o Núcleo de Sustentabilidade (NDS) e Agência Escola/IADE. A evolução deste grupo surgiu naturalmente dado que os vários membros compartilham a mesma conceção de inovação, de design e da sua responsabilidade social, apesar das suas diferentes, embora complementares, áreas de prática e teoria projetual.


O grupo constitui uma equipa de pesquisa aplicada que utiliza métodos criativos e explora os processos de design colaborativo e centrado no utilizador para criar inovações sustentáveis ​​para os novos desafios sociais, principalmente na área social e nas indústrias culturais e criativas. Dado que os processos de interação entre academia, indústria e sociedade civil aumentaram e tornaram-se mais exigentes e complexos, importa-nos ressaltar três ideias fundamentais:


1) o quadro de competências da equipa foi ampliado, principalmente no campo das ciências sociais, tais como marketing, gestão e psicologia social e das organizações;


2) foi implementado o trabalho multidisciplinar e colaborativo, de modo a garantir uma resposta eficaz, holística e inovadora para a sociedade;


3) operou-se uma mudança convergente com um mundo mais sustentável,  alterando-se criativamente os nossos hábitos de vida e métodos, práticas e saídas profissionais, tendo em vista alcançar níveis mais elevados de bem-estar. Por esta razão, neste momento, os principais pressupostos que fundamentam as atividades do grupo de investigação são:


a) O design é uma disciplina criativa, participativa e inovadora responsável por criar a nossa realidade artificial com um profundo impacto sobre a qualidade de vida da nossa sociedade;


b) A inovação é uma atividade sistémica e a inovação colaborativa é a maneira mais eficaz de gerar soluções sustentáveis ​​para problemas locais e globais;


c) Os utilizadores, comunidades locais e empresários - stakeholders ​​- têm experiência crítica, perceções e conhecimento para conduzir a inovação e atender às necessidades do mundo real;

 

d ) Apenas a colaboração sistémica - envolvendo vários agentes às várias escalas sociais - tem o potencial de criar produtos, ambientes e serviços inovadores - como artefactos materiais e simbólicos - que enriquecem a vida humana;


e) A criatividade e o potencial humano individual para criar artefactos, aplicados a dinâmicas coletivas, conferem o valor social e económico necessário à renovação e inovação da vida humana;


f) As indústrias criativas, atuando na convergência entre arte, tecnologia e negócios, são importantes para a dinâmica de mudança cultural, a transformação dos valores sociais, a emergência e transição dos valores materialistas para os valores pós-materialistas da sociedade do conhecimento.


Por fim, importa ressaltar a colaboração de estudantes de doutoramento de outras universidades, nomeadamente, da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, EUA, e de consultores externos como o Dr. Henry Christiaans (TU. Delft), Dr. António Costa Valente (DeCa / UA) e especialistas de diferentes domínios de especialização e empresas/instituições.

 

 

3. IDEAS(R)EVOLUTION - Sistema Holístico Multidimensional para a Inovação das Empresas e do Desenvolvimento dos Territórios

 

Palavras-chave

Inovação holística
Co- criação
Design thinking
Métodos Quali-Quanti

 

 

Investigadores no Grupo de Investigação

 

Coordenador: Doutor Carlos Guilherme Vieira Alves da Rosa

Prof.ª Assoc. Sabine Junginger
Prof. Coord. António José Ferrão Filipe
Prof.ª Aux. Conv. Ana Paula Gonçalves Chouriço Henriques de Carvalho Queiroga Santos
Prof. Aux. Visit. Luiz Salomão Ribas Gomez
Prof.ª Aux. Maria Madalena Rocha Pereira
Prof. Aux. Conv. Nuno João Marques Farinha
Prof. Adj. Joaquim da Cruz Reis
Prof. Adj. Fernando Eugénio Acabado Romana

Prof. Aux. Anna Luana Tallarita

 

 

Investigadores em Doutoramento


Mestre Américo da Conceição Mateus
Mestre Susana Manuela Gomes Leonor
Lic. Sofia Couto Martins

 

 

Outros Investigadores no Grupo de Investigação

 

Prof. Assoc. Rui Alberto Lopes Miguel
Doutor António José de Macedo Coutinho da Cruz Rodrigues
Doutor Pedro Nuno Mendonça dos Santos
Mestre Fernando José de Aires Angelino
Mestre Tiago João Freitas Correia

 

 

Descrição do Grupo de Investigação

 

Centrado na co- criação de valor (uma novo paradigma de gestão e de desempenho perante o mercado global e a concorrência, fundamentado num robusto conjunto robusto de literatura científica) a metodologia IDEAS(R)EVOLUTION, na sua  extensão de A a Z , é um sistema integrado de inovação aberta em co- criação impulsionado por uma plataforma colaborativa (social software) de recrutamento, aprendizagem, observação e partilha (Ideas  App mobile) e de interacção em diálogo (IdeasCloud), que foi concebido de acordo com cinco domínios de intervenção:


CO-RESEARCH - de pessoas para pessoas, este domínio é composto por  processos de selecção, recrutamento, participação e envolvimento , utilizando um conjunto de ferramentas de investigação , análise de dados e de tendências de inovação (Inovtrend Analysis).


CO-BRANDING – desenvolve processos co- criativos em diálogo e interacção com o consumidor para (re) construção e o desenvolvimento sustentado das marcas (organizacionais, sociais e territoriais).


CO-INNOVATION - aplica processos co- criativos para o desenvolvimento e a inovação (I & D + i) centrado no usuário para o desenvolvimento de produtos / serviços, marcas, modelos de governância e ecossistemas de inovação na interacção com todos os interessados (stakeholders) ​​para a criação de um fluxo contínuo de diferenciação e valor acrescentado, territorial e organizacional.


CO- DESIGN – A partir de projectos de design paramétricos e generativos inseridos no novo paradigma económico do consumidor / criador / produtor, constrói  redes integradas de produção digital de produtos inovadores (Digital Factory).


CO-EDUCATION - Criação de ambientes e processos de aprendizagem para a transferência de conhecimento em "inovação aberta",  compartilhados (diálogo) e em co-criação com os consumidores.


Esta abordagem é cientificamente fundada nas robustas metodologias de pensamento do design (Design Thinking: Kelley 2006, Brown 2008, Martin 2009), da co- criação (Prahalad 2004, 2008; Ramaswamy e Gorrialart de 2010), do Marketing 3.0 (Kotler, 2010), da Marca (Aaker 2010, Neumieyr 2010), da Lógica de Serviço Dominante (Lusch e Vargo de 2004, Ostrom et al. 2.010 e Lusch 2011), da Gestão 3.0 (Hamel, 2012) e na pesquisa empírica, conceitual e experimental desenvolvida, validada e publicada dos trabalhos de investigação de Gomez e Mateus (2009), Mateus e Rosa (2010, 2011 ) e Mateus et al. (2012).
Historicamente, o processo metodológico do Projecto IDEAS(R)EVOLUTION passou por várias etapas de desenvolvimento e consolidação:


(1) Inicialmente partiu das áreas do conhecimento suportadas pelas teorias do Design Thinking, da Inovação e do Branding com o objectivo de promover uma forma criativa de pensar e agir dentro das organizações voltada para um envolvimento mais profundo com a sua base de clientes e com o processo de transferência de conhecimento para a empresa (knowledge base).


(2) Após esta fase inicial de sistematização e geração de uma cultura criativa e sua disseminação, o projecto de investigação evoluiu para uma intervenção focalizada no pensamento de design para a inovação social, territorial e empresarial; ou seja, visando incorporar design thinking nas organizações e nas comunidades, combinando economia, sustentabilidade, participação, co- criação e inovação.


(3) A partir deste marco do percurso, o curso de investigação e acção focalizou-se no desenvolvimento económico, na mudança social e na qualidade de vida para os "territórios" (lato sensu). De acordo com esta visão, pode-se argumentar que cada "Território" (isto é, organização, região, lugar, marca, etc.) dependem para o seu desenvolvimento sustentável de  um fluxo contínuo de inovação e inteligência criativa. Sabe-se que actualmente os consumidores detêm um maior poder de decisão conferido pelo WOM (word-of-mouth + word of keyboard) e pelo Prosuming (trabalho colaborativo, de acordo com Tofler, 2006; Kotler, 2009) e que demonstram comportamentos de tipo tribal (comunhão tribal segundo Cova et al., 2007), socialmente organizados (Kozinets, 2001; Muniz & O'Guinn, 2001) e ampliados por "Círculos de Vizinhança", dependentes da percepção/atitude, atribuição de valor e influência social (Ajzen e Fishbein , 1998; Rosa, 2000). Assim, os territórios e as organizações (marcas), a fim de não perderem o seu “poder de atracção” (isto é conferirem identificação , confiança e prestígio) e perante as "tribos de consumo " (isto é, os clientes organizados, de acordo com Godin, 2011) estabelecem com estas um Diálogo Always On contínuo (diacrónico) em conexão com a Tribo (Rosa, 2011). Ora, é neste contexto paradigmático que nos encontramos no desenvolvimento do projecto de investigação o qual possui validado experimentalmente um vasto conjunto metodológico holístico de processos, ferramentas, métricas e aplicações de intervenção no terreno.


www.ideasrevolution.pt/

 

 

4. UX.Project[On] - Investigação de Design em Experiência do Utilizador

 

Palavras-chave

 

Experiência do utilizador
Design
Design de Interação
Design Centrado no utilizador

 

 

Investigadores no Grupo de Investigação

 

Coordenadora: Prof. Aux. Maria Emília Capucho Duarte

Prof. Cat. Fernando Antonio de Oliveira Carvalho Rodrigues
Prof. Cat. Carlos Alberto Miranda Duarte
Prof. Assoc. Rodrigo Aguiar Sobral de Alexandre Cunha
Prof. Aux. Hande Ayanoglu
Prof. Aux. Joaquim António Aurélio Casaca
Prof.ª Aux. Rita Maria Carapinha Maurício Fava
Prof.ª Aux. Rosa Maria Ferreira Fernandes

 

 

Investigadores em Doutoramento

 

Mestre Ana Glória Barão dos Santos Neves Rato
Mestre Bruno Daniel Nascimento Nobre
Mestre Cláudia Alexandra da Cunha Pernencar
Mestre Lara Maia Reis
Mestre Fernando António Monteiro Martins
Mestre Pedro Nuno Simões Pereira
Lic. Catarina Lisboa Oliveira Pereira

 

 

Outros Investigadores no Grupo de Investigação

 

Prof. Assoc. com Agregação Francisco dos Santos Rebelo (FMH-UL)
Prof.ª Aux. Júlia Maria Vitorino Teles (FMH-UL)
Prof. Aux. Paulo Ignacio Noriega Pinto Machado (FMH-UL)
Doutora Elisângela Brito Pessoa Vilar (Pós-Doc FMH-UL)
Doutora Sibila Fernandes Magalhães Marques Moreira (Assist. Conv. ISCTE)

 

 

Descrição do Grupo de Investigação

 

Muito embora trabalhando de forma menos articulada, o grupo UX.Project [On] teve a sua origem no período de 2008-2012, tendo iniciado as suas actividades em prol dos seus interesses e metas de investigação, conforme descrito em baixo. Este facto está reflectido na diversidade de assuntos de investigação abordados durante este período de tempo, tais como: Avisos e Comunicação de Risco, bem como Realidade Virtual, numa perspectiva de Ergonomia e Factores Humanos; Metodologias relacionadas com o desenvolvimento de pictogramas; Ritmo-Análise; Medidas da entropia; Pedagogia; Design Inclusivo e acessibilidade; Design de Produto, entre outros.


Só no início de 2012 é que o grupo assumiu o seu formato actual. Esta nova transformação está relacionada com a reabertura do laboratório LIVE e a criação do IADE-UX.Lab, que dotaram o grupo das condições fundamentais e essenciais para a concretização das suas actividades de investigação. Consequentemente, tal facto atraiu mais investigadores que se quiseram associar ao grupo.


http://www.iade.pt/unidcom/uxlab/


 



IADE-Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing | UNIDCOM/IADE | 2014