UNIDCOM/IADE - Unidade de Investigação em Design e Comunicação - Investigação
InvestigaçãoA UNIDCOM / IADE herdou as atividades académicas e as competências de conhecimento de duas escolas universitárias independentes do Projeto Escola IADE: Escola Superior de Design (IADE / ESD) - que instituiu UNIDCOM/IADE; e a Escola Superior de Marketing e Publicidade (IADE / ESMP). Ambas as escolas foram fundadas em 1993 pelo IADE, no seguimento de uma Escola de Design independente, ativa desde 1969. Antes da presente fusão, em 2010, as duas escolas foram avaliadas pela EUA (European University Association) com o objetivo de definir uma estratégia para os próximos 10 anos.
1. EstratégiaO primeiro objetivo estabelecido para o IADE / ESD foi o de adquirir o estatuto de Instituto Universitário, praticar todos os atos e fazer todas as adaptações necessárias para tal. O segundo objetivo decorreu da declaração de missão, aparecendo no Relatório de Auto-Avaliação como: (A missão do IADE / ESD é a) “busca da excelência no ensino superior e na pesquisa em artes produtivas, promovendo o design como o conceito central que aglutina Cultura Visual, Publicidade e Marketing como principais atividades produtivas de transformação de uma sociedade criativa". Finalmente, o terceiro objetivo para o IADE / ESD foi especificado como ter em vista ser uma universidade criativa, (STANKOVIC , F. cadeira, MITCHELL , L. Liukkonen , J. KLADIS , D. coord., Escola Superior de design de Relatório de Avaliação) em
http://www.iade.pt/media/104745/eua%20evaluation%20report%20esd%20iade.pdf, p. 12).
Depois de atingido plenamente o primeiro objetivo e tendo-se estabelecido claramente o tema do terceiro, mantemos atualmente como guide-line o que definimos, à data, como segundo objetivo a atingir.
2. Investigação PhDNo presente programa curricular do nosso doutoramento em Design, submetido à Agência Nacional de Acreditação em 2010, e aprovado em 2011, os estudantes de doutoramento devem, desde o primeiro semestre, ser integrados em grupos de pesquisa, em curso nos planos estruturados na UNIDCOM. Neste âmbito, devem integrar, na sua investigação, o conhecimento de pelo menos dois outros grupos configurados e integrados na Unidade.
3. Investigação não-PhDO programa de doutoramento, em estreita articulação com o plano da UNIDCOM integra, para além da investigação formal (PhD), outras possibilidades de participação em grupos de pesquisa formalizados nacional e internacionalmente. Neste âmbito de investimento na conexão “academia-sociedade”, procurando responder a projetos contratados por empresas e instituições, destacam-se parcerias com empresas de base tecnológica que requerem projeto de interfaces, instituições que contratam investigação sobre o seu background cultural e definição de posicionamento estratégico. Aqui dá-se ênfase especialmente ao sector económico e à dinâmica do mercado, PME’s, desenvolvimento sustentável e qualificação do conhecimento.
|