UNIDCOM/IADE

Unidade de Investigação em Design e Comunicação
UNIDCOM/IADE - Unidade de Investigação em Design e Comunicação - Investigação


Investigação

A UNIDCOM / IADE herdou as atividades académicas e as competências de conhecimento de duas escolas universitárias independentes do Projeto Escola IADE: Escola Superior de Design (IADE / ESD) - que instituiu UNIDCOM/IADE; e a Escola Superior de Marketing e Publicidade (IADE / ESMP). Ambas as escolas foram fundadas em 1993 pelo IADE, no seguimento de uma Escola de Design independente, ativa desde 1969. Antes da presente fusão, em 2010, as duas escolas foram avaliadas pela EUA (European University Association) com o objetivo de definir uma estratégia para os próximos 10 anos.

 


1. Estratégia

O primeiro objetivo estabelecido para o IADE / ESD foi o de adquirir o estatuto de Instituto Universitário, praticar todos os atos e fazer todas as adaptações necessárias para tal. O segundo objetivo decorreu da declaração de missão, aparecendo no Relatório de Auto-Avaliação como: (A missão do IADE / ESD é a) “busca da excelência no ensino superior e na pesquisa em artes produtivas, promovendo o design como o conceito central que aglutina Cultura Visual, Publicidade e Marketing como principais atividades produtivas de transformação de uma sociedade criativa". Finalmente, o terceiro objetivo para o IADE / ESD foi especificado como ter em vista ser uma universidade criativa, (STANKOVIC , F. cadeira, MITCHELL , L. Liukkonen , J. KLADIS , D. coord., Escola Superior de design de Relatório de Avaliação) em

 

http://www.iade.pt/media/104745/eua%20evaluation%20report%20esd%20iade.pdf, p. 12).

 

Depois de atingido plenamente o primeiro objetivo e tendo-se estabelecido claramente o tema do terceiro, mantemos atualmente como guide-line o que definimos, à data, como segundo objetivo a atingir.


Mais adiante no relatório, aparecem as seguintes recomendações para o domínio da investigação:


Neste sentido, a equipa de avaliação recomenda que o IADE / ESD, através UNIDCOM , desenvolva uma estratégia de pesquisa eficaz e eficiente, para o que deve incrementar os pontos fortes da interdisciplinaridade e desenvolver práticas de disseminação eficazes. Para o efeito, o desenvolvimento do programa de doutoramento é uma necessidade inadiável. Para a equipe de avaliação, os temas de pesquisa e a investigação em geral devem, obviamente, continuar a ser da competência da comunidade académica - visando manter a coerência com os nossos comentários anteriores sobre a autonomia e com o disposto na lei de autonomia científica da Escolas Superiores Privadas. Isto significa que a futura estrutura, planeamento e priorização da pesquisa deve ser da responsabilidade do reitor e as receitas da investigação (incluindo honorários de PhDs futuros) devem financiar a pesquisa.


Nestes textos da Comissão de Avaliação, podemos encontrar claramente a estrutura que devem articular as responsabilidades atribuídas à UNIDCOM, dentro dos atuais objetivos institucionais do IADE -U.


É claro que somente por meio de atividades de doutoramento, podem ser plenamente alcançados os objetivos de investigação da instituição. Porém, na situação tradicional e presente europeia, é também claro que o financiamento não é suficiente para financiar todo o âmbito de atividades e infra-estruturas de investigação. Além disso, as solicitações sócio-económicas colocam frequentemente oportunidades de pesquisa não diretamente relacionadas com os estudos de doutoramento. Portanto, os grupos de pesquisa devem trabalhar coordenadamente para reunir financiamento e escopo alinhados com os objetivos dos programas Horizonte 2020 e Portugal 2020, através do intercâmbio internacional de redes, infra-estrutura e financiamento de bolsas de estudo, nos quais os fundos da FCT desempenham um papel importante.



2. Investigação PhD

No presente programa curricular do nosso doutoramento em Design, submetido à Agência Nacional de Acreditação em 2010, e aprovado em 2011, os estudantes de doutoramento devem, desde o primeiro semestre, ser integrados em grupos de pesquisa, em curso nos planos estruturados na UNIDCOM. Neste âmbito, devem integrar, na sua investigação, o conhecimento de pelo menos dois outros grupos configurados e integrados na Unidade.


Neste programa, a produção de investigação também está fortemente focada na divulgação, dedicando-se principalmente à publicação. Portanto, podemos esperar um resultado científico do programa de doutoramento traduzido em redes peer-reviewed de intercâmbio internacional, comunicações científicas em fóruns (ou seja, conferências, etc.), publicações científicas (ou seja, artigos, capítulos de livros, livros, etc.).

 

3. Investigação não-PhD

O programa de doutoramento, em estreita articulação com o plano da UNIDCOM integra, para além da investigação formal (PhD), outras possibilidades de participação em grupos de pesquisa formalizados nacional e internacionalmente. Neste âmbito de  investimento na conexão “academia-sociedade”, procurando responder a projetos contratados por empresas e instituições, destacam-se parcerias com empresas de base tecnológica que requerem projeto de interfaces, instituições que contratam investigação sobre o seu background cultural e definição de posicionamento estratégico. Aqui dá-se ênfase especialmente ao sector económico e à dinâmica do mercado, PME’s, desenvolvimento sustentável e qualificação do conhecimento.


A internacionalização através de redes, parceria e cooperação com outros centros de pesquisa, organizações e universidades, é vital para a qualidade científica da produção dos grupos de investigação da UNIDCOM/IADE.


Podemos resumir, em três, os principais objetivos da Unidade, neste domínio:


1. Criar um fluxo de inovação contínua de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades e competências para o mercado, através de estudos avançados de mestrado e doutoramento.


2. Promover e apoiar as PME’s na adoção de conhecimentos e habilidades de I & D + i, políticas e programas operacionais, visando incrementar a qualificação, competitividade e a inovação.


3. Desenvolver e ativar as redes de pesquisa em co-criação entre as unidades de base académicas e organizações do mercado, para o desenvolvimento de conhecimento e intercâmbio.



IADE-Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing | UNIDCOM/IADE | 2014